Seja um doador de medula óssea.
Hoje, o transpante de medula óssea é a oportunidade de vida de centenas de pessoas que sofrem    de  doenças graves.
Tire suas dúvidas sobre a doação de medula óssea e cadastre-se como voluntário. Alguém só tem a   ganhar. E você. Nada a perder.

O que é medula óssea?

A medula óssea é um tecido que está no interior dos ossos e sua principal função é produzir os componentes do sangue. Ao contrário do que muitoa gente pensa, a doação não acontece através da coluna vertebral.

Quem necessita do transplante de medula óssea?

Portadores de leucemia e outras doenças que têm a produção do sangue comprometida. Nestes casos, o transplante de medula óssea pode ser a única esperança.

Como é a compatibilidade para transplante de medula óssea?

O paciente que precisa do transplante de medula óssea tem 25% de chance de encontrar um doador compatível entre irmãos do mesmo pai e da mesma mãe.
Quando o paciente não encontra um doador na família, procura-se um doador compatível inscrito no Regístro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea REDOME. Um banco de dados onde ficam registradas as informações pessoais do candidato á doação e o resultado da tipagem de HLA. O HLA é o exame que verifica a possibilidade do transplante ser compatível.

O que acontece quando é encontrado um doador compatível?

A pártir da compatibilidade, o potencial doador é chamado para exames confirmatórios. Se a compatibilidade for confirmada ele será avaliado por um clínico, receberá todas as informações e, só assim, DECIRIRÁ se deseja, realmente, doar.